19 de jan. de 2010

O Matrimônio


O Matrimônio foi instituído por Deus quando criou o homem e a mulher. Para os cristãos, Jesus Cristo o elevou à dignidade de sacramento; um sacramento que dá aos esposos uma graça especial para serem fiéis um ao outro e santificar-se na vida matrimonial e familiar, já que o matrimônio cristão é uma autêntica vocação sobrenatural.
O matrimônio religioso é estabelecido com o consentimento livre de cada um dos dois contraentes manifestado ao representante da igreja.


O Matrimônio por sua natureza está ordenado à geração e à educação dos filhos, ao amor e ajuda entre os esposos e a sua santificação pessoal.

O que é o Matrimônio?



O Matrimônio é o sacramento que santifica a união indissolúvel entre um homem e uma mulher cristão, e concede-lhe a graça para cumprir fielmente seus deveres de esposos de pais.


Quais são as propriedades essenciais do Matrimônio?


As propriedades essenciais do Matrimônio são: unidade, indissolubilidade e abertura à fecundidade.


Que pecado comete o cristão que, vivendo seu consorte, une-se a outra pessoa?


Comete o grave pecado de adultério.


Cometem pecado os convivientes e os unidos apenas no matrimônio civil?


Os convivientes e os unidos apenas no matrimônio civil encontram-se em permanente estado de pecado e não podem receber os sacramentos.

Qual é a idade mínima para se casar?



Na maioria das nações, a idade mínima para se casar é de 18 anos. Em qualquer caso, requer-se uma permissão da autoridade eclesiástica para fazê-lo antes da idade mínima estabelecida.


Como o sacramento do matrimônio deve ser recebido ?


O sacramento do matrimônio deve ser recebido em estado de graça e com a devida preparação; por isso recomenda-se que os contraentes se confessem antes.

0 comentários:

Postar um comentário